terça-feira, outubro 10, 2006

Explicação do método Linhas Orientadoras

Deixo aqui uma explicação do método Linhas Orientadoras (LO).
O método nasceu quando, ao olhar para uma tabela Excel com o registo das chaves saídas, constatei que os números pareciam seguir uma linha diagonal.
A imagem, abaixo colocada, é um pedaço dessa tabela.


A linha que parte do número 32, apanha o 31 na semana seguinte. Seguindo a linha, deveria sair o 30, depois o 29, depois o 28, depois o 27 (mas não saíram). No entanto, na semana em que deveria sair o 26, este saiu. Depois deveria ser o 25, não saiu... mas, na semana do 24, este saiu.

O método analisa os 13 últimos sorteios. A imagem, abaixo colocada, ilustra um pedaço da tabela, com todas as linhas traçadas.

Depois, calculam-se as Somas. O que são as Somas?
As Somas, tal como o nome indica, é o somatório dos números apanhados pelas linhas diagonais que chegam a cada uma das células da 14.ª linha da tabela.
Por exemplo:
À célula da 14.ª linha destinada ao número 39 (verde), chegam duas linhas. Essas duas linhas apanharam 4 números no seu percurso (cada linha apanhou dois números).
Neste caso o número 39 está na Soma 4.

O que fiz ao número 39, faço a todos os 50 números do EM. Divido assim os 50 números pelas Somas, que vão desde a Soma 0 até à Soma 8 (raras vezes).

Actualmente, não traço estas linhas. Utilizo uma aplicação Excel que calcula automaticamente as Somas, bastando actualizar as chaves saídas.

Depois calculei as Estatísticas e fiquei a saber que as melhores Somas são a 1, 2 e 3.
Estas três Somas geraram, em 84% dos sorteios, 3 a 5 acertos.
Quadro dos acertos das Somas 1, 2 e 3:

Deixo aqui um quadro com as estatísticas dos números e estrelas, no que diz respeito às Somas saídas em cada chave.

Nota: As estatísticas referem-se aos primeiros 125 sorteios em que foi possível aplicar o método LO (os primeiros 13 sorteios não contam). No caso das Estrelas não são contabilizados os primeiros 9 sorteios.

E "garantias"?
Este método não oferece qualquer tipo de garantias. No entanto, tem o mérito de destacar um grupo de números (entre 30 e 40) onde, muitíssimas vezes, estão de 3 a 5 acertos. Para reduzir esse conjunto de números, temos que ter em atenção outros factores (Somas LO, Dezenas, Terminações, Linhas, Colunas, etc.). O controlo que faço das Somas (de 13 em 13 sorteios) ajudam a reduzir esse número.

Boa sorte!

Voltar ao início: Aqui.

Etiquetas:

AddThis Social Bookmark Button